home
Índice
| |
3 - As tecnologias, a EAD e a Internet |
Entre as diversas tecnologias, sem descartar nenhuma, pois cada qual tem sua aplicação,
a Internet vem despontando como o mais promissor meio de comunicação para a Educação
à Distância.
As tecnologias desenvolvidas tem por objetivo resolver o problema da lentidão atual da
rede e grandes resultados tem sido conseguido.
O número de escolas que se conectam está cada vez maior. O quadro seguinte apresenta a
realidade brasileira frente aos países ricos. |
Brasil |
Ensino Fundamental |
Ensino Médio |
Escolas
públicas |
3,2 % |
10 % |
Escolas
particulares |
39,2 % |
58,9 % |
Fonte: Ministério da Educação / Censo
Educacional 1999 |
país |
Ensino Fundamental |
Ensino Médio |
Canadá |
88 % |
97 % |
Estados Unidos |
88 % |
94 % |
Inglaterra |
17 % |
83 % |
(*) dados
referentes a escolas públicas |
Fontes: Statistics Canada,
National Center for Education Statistics (Estados Unidos)
Department
for Education and Employment (Inglaterra)
Ministério
da Educação / Censo Educacional 1999 |
Por estes dados, observa-se que as escolas particulares brasileiras, mesmo estando muito a
frente das públicas, ainda estão muito distantes da realidade do Canadá, Estados Unidos
e Inglaterra.
Este quadro fortalece a idéia que há muito por se fazer pelo avanço da nossa
educação. |
|