home
Índice
| |
2 - As
tecnologias e a Educação à Distância
2.4 - .A udioconferência com apoio de imagens |
2.4.1
- Com recursos não informatizados |
Denomino como recursos não informatizados os apoios didáticos que não são produzidos
em computador. Podem ser transparências, slides, fotos, textos apostilados, gráficos,
vídeos e até mesmo os livros da bibliografia recomendada.
Estes recursos podem ser preparados de forma tradicional e remetidos aos alunos inscritos
com a antecedência necessária, por correio ou empresas de transporte de encomendas. Os
participantes previamente inscritos no curso, localizados em qualquer parte do planeta,
receberão o material de apoio que serão manuseados localmente.
No momento da aula, o professor trabalha o conteúdo programado, orientando que os alunos
acompanhem suas explicações visualizando o material que cada um recebeu. Nos momentos
necessários, o professor pede aos alunos que passem a observar a página ou slide 2, 3,
etc., e assim sucessivamente, como um palestrante faz durante sua apresentação. Dessa
forma a aula é toda ministrada. Os alunos ouvem e vêem simultaneamente.
Caso o recurso didático seja vídeo, este deve ser montado em módulos com
identificação do número do módulo e seu título. Cada final de módulo gravado deve
orientar uma interrupção da exibição para que o professor dê continuidade ao tema. |
2.4.2
- Com recursos informatizados |
Denomino recurso didático informatizado, todo e qualquer material de apoio didático que
tenha sido produzido com recursos informatizados ou que, mesmo tendo sido produzido sem o
computador, possa ser convertido em arquivos de dados.
Incluem-se textos digitados em programas como o MS Word, slides ou fotos em programas de
apresentação como o MS Power Point, HG Presentation, Corel, Adobe e outros softwares
disponíveis; páginas em HTML, endereços da Internet, enfim, qualquer conteúdo que
tenha como suporte um arquivo de computador.
Neste caso, o material de apoio didático poderá ser remetido via e-mail, reduzindo os
custos com transportes e agilizando o tempo de entrega em relação aos recursos não
informatizados.
Devemos lembrar ainda que, mesmo as apostilas reprografadas podem ser digitadas em
editores de texto, slides ou fotografias podem ser digitalizados, sons podem ser
convertidos nos diversos formatos digitais de áudio disponíveis, enfim, podem ser
transformados em recursos informatizados. Uma vez em arquivos podem ser transmitidos aos
alunos via Internet. |
|